terça-feira, 26 de abril de 2011

OS MEDICAMENTOS PODEM AFETAR MINHA SAÚDE BUCAL?

Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a "boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Os seguintes medicamentos podem causar o ressecamento da boca:
  • Anti-histamínicos (Antialérgicos);
  • Descongestionantes;
  • Analgésicos;
  • Diuréticos;
  • Medicamentos para pressão alta;
  • Antidepressivos.
Outros medicamentos podem causar inflamações, ulcerações, dormência, formigamento, distúrbios de movimento, alterações do paladar e, durante a escovação ou do uso do fio dental, sangramento excessivo da gengiva. Se perceber quaisquer desses sintomas, consulte seu dentista ou médico.


http://www.colgate.com.br

domingo, 24 de abril de 2011

CLAREAMENTO AO ALCANCE DE TODOS


O clareamento dental tem se tornado um procedimento de rotina nos consultórios odontológicos e cada vez mais prtocurado pelos pacientes.
Independente do fator etiológico que  leve  a este problema, o escurecimento de  um dente anterior isolado ou de um grupo de dentes, na maioria das vezes, interfere negativamente na aparência de um sorriso. 
Existe á parte o clareamento unitário, que é o clareamento de um dente apenas , onde por algum fator tipo canal, trauma, o dente se torna escurecido. São feitas sessões de clareamento apenas no dente escurecido.

Existem 2 tipos de clareamento dental do tipo geral, um deles é o clareamento a laser, que é o clareamento feito em 2 a 3 sessões no consultório até o resultado satisfatório, e o clareamento caseiro é uma técnica em que consiste na moldagem da arcada do paciente e a confecção de uma moldeira de silicone e orientação ao paciente de como utilizar o produto em casa. O tratamento é supervisionado pelo dentista. Duração de mais ou menos 10 dias. É o mais procurado devido ao custo.


. O clareamento dental está contra-indicado para pacientes:
• Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte
• Crianças com menos de 10 anos de idade
• Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador
• Grávidas ou que estejam amamentando.
• Incapazes de seguir as instruções corretamente.

terça-feira, 5 de abril de 2011

BRUXISMO INFANTIL

Bruxismo é o hábito de apertar os dentes e rangê-los e acontece durante a noite ou dia.
É causado por uma excessiva contração dos músculos da face, que possuem íntima relação com os dentes. Este distúrbio as vezes é detectado pelo excessivo desgaste que ocorrem nos dentes.

Estudo da professora Júnia Serra-Negra, da Faculdade de Odontologia da UFMG, aponta que a dificuldade de lidar com esses dois sentimentos é uma das causas do bruxismo, ato de ranger os dentes durante o sono. O hábito pode provocar desgates nos dentes, dores de cabeça e nos músculos, problemas na gengiva e nas articulações e, em casos mais graves, até perdas dentais.
A pesquisa que ela desenvolve teve origem em sua tese de doutorado, defendida há dois anos. Até então, grupos de pesquisa atribuíam ao bruxismo uma causa puramente mecânica. Como o hábito, em muitos casos, tem origem na infância, tais grupos associavam seu início à troca da dentição, quando se alteram a estrutura e a altura da arcada dentária. Durante o processo, a coexistência de dentes grandes e pequenos gera uma instabilidade que pode levar ao bruxismo, uma vez que a criança tenta constantemente encontrar uma posição mais confortável. A professora Júnia Serra-Negra considerava essa explicação simplista e insuficiente, suspeitando da influência de fatores emocionais e psicológicos.
Em parceria com o Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (Ladi) do Departamento de Psicologia da UFMG, a professora comprovou cientificamente a sua desconfiança. Foram realizados testes psicológicos em 657 crianças de 7 a 11 anos e, paralelamente, examinado o quadro clínico dos dentes e aplicados questionários entre os pais. O cruzamento das informações demonstrou que os portadores de bruxismo tinham perfil semelhante: eram muito responsáveis, perfeccionistas e apresentavam alto grau de neuroticismo. “O excesso de responsabilidade e perfeccionismo em uma criança está diretamente ligado à forma como ela lida com a ansiedade e a raiva. Pode ser que guarde a raiva para si em vez de manifestá-la. A tensão acumulada é liberada pelo bruxismo”, explica a professora.

Obrigação e prazer

A pesquisa procurou identificar as atividades desenvolvidas pelas crianças em seu dia-a-dia. Como o estudo envolveu garotos de diversas classes sociais, percebeu-se que o tipo de tarefa é decisivo no desenvolvimento de bruxismo. As crianças que realizam atividades que não despertam prazer são mais propensas ao fenômeno. Junia Serra-Negra identificou, por exemplo, um maior percentual de portadoras de bruxismo entre aquelas que precisavam contribuir com as tarefas domésticas. Nas famílias de classe alta, as crianças tendem a realizar um conjunto de atividades prazerosas como aulas artísticas e esportivas, durante as quais o organismo gera serotonina e dopamina, substâncias que ajudam a aliviar a tensão que poderia ser descarregada à noite. “Nessas famílias, o bruxismo foi observado em algumas crianças que realizavam atividades artísticas e esportivas, não por prazer, mas porque eram obrigadas”, relata Júnia Serra-Negra.
A relação das crianças com os aparelhos eletrônicos também pode ocasionar o bruxismo. Dormir em ambientes com luz acesa ou televisão ligada influencia no desenvolvimento do hábito. Os estímulos luminosos e sonoros interferem no ciclo do sono. “Às vezes, a criança acumulou muita tensão durante o dia, e um simples barulho da TV pode funcionar como gatilho para desencadear o rangimento dos dentes”, explica Júnia Serra-Negra. Também foi constatado o bruxismo em crianças que exageram no uso do computador antes de dormir, pois o cérebro fica muito excitado e demora a acalmar.
No momento, Júnia Serra-Negra pesquisa, por meio da aplicação de 200 questionários, o grau de conhecimento dos pais sobre o bruxismo. As conclusões preliminares surpreenderam a professora. A maioria dos pais sabe o que é, mas muitos deles atribuem o fenômeno aos maus espíritos, numa clara confusão sobre o sentido dos termos bruxismo e bruxaria. A semelhança é acidental. A palavra bruxismo vem do grego e significa atrito. Mesmo no inglês, em que bruxa é witch, o hábito de ranger os dentes é denominado bruxism.

Responsabilidade perigosa

O estudo da professora Júnia Serra-Negra é respaldado por informações de pesquisa de personalidade infantil realizada no Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (Ladi) do Departamento de Psicologia da Fafich, coordenado pela professora Carmen Flores. Em 2002, o Ladi iniciou estudo longitudinal com 657 crianças de 7 a 11 anos. Até 2012, as mesmas crianças serão submetidas, a cada dois anos, a testes psicológicos.
Segundo a professora Carmen, o neuroticismo e o grau de responsabilidade, fatores que integram a personalidade, interferem na saúde do indivíduo. Ela explica que todas as pessoas possuem neuroticismo, umas mais, outras menos. Os que apresentam maior grau são mais instáveis emocionalmente. Já os indivíduos muito responsáveis são excessivamente preocupados e sofrem muito quando não conseguem cumprir uma tarefa.
Em adultos é comum o uso de placa de bruxismo para proteger os dentes, mas ela se torna muitas vezes uma medida paliativa, pois quem tem este hábito pode permanecer com ele mesmo usando a placa. Nas crianças o uso da placa é discutível, pois ela pode interferir no desenvolvimento das arcadas dentárias. Mas, nos casos severos de desgaste dental em consequência do bruxismo a placa também pode ser utilizada por crianças.
Como o bruxismo é influenciado por fatores emocionais muitas vezes é necessário, além da avaliação com o dentista, um acompanhamento psicológico da criança a fim de evitar futuras consequências. Se a criança usa o bruxismo para liberar suas tensões este comportamento pode permanecer com o crescimento e desencadear problemas periodontais, desordens temporomandibulares e até perdas dentais na vida adulta. 

sábado, 2 de abril de 2011

ENDEREÇOS CONSULTÓRIO DE ATENDIMENTO

Consultório Praça Oito de Setembro 19 sala 3 Penha de França. Atendimento de segundas,terças e quintas das 9hs as 17.30 Fone 2894-1344 wsapp 97532-5673

CURIOSIDADE: TIRADENTES E A ODONTOLOGIA.


CURIOSIDADE: TIRADENTES E A ODONTOLOGIA.

Joaquim José Silvério dos Reis “ O Tiradentes”. A partir dos 11 anos de idade, quando órfão de pai e mãe, é adotado por seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, que lhe dá os primeiros ensinamentos odontológicos.
Na época a profissão era exercida por barbeiros e sangradores que “arrancavam” os dentes, praticavam um pouco de medicina e colocavam pr´tese rudimentares.
Como a anestesia só apareceu em 1844, costumava-se em certos lugares, dar uma ou mais doses de cachaça aos pacientes, que mesmo atordoados, ainda gemiam, obrigando o dentista a agir com rapidez.
Os instrumentos eram simples, poucas pinças e alavancas, sendo a “chave de garengiot”, utilizada para extração de dentes, a peça mais sofisticada. A higiene era precária, consistindo em água e sabão, álcool e solução fenólicas.
Diziam na época que o dentista precisava ser jovem de espírito e com muita coragem, ou “tivesse coração piedoso e mão cruel”, segundo um sábio francês.
A colocação de uma peça ou mais dentes ausentes, era feita de marfim ou de osso de canela de boi, esculpida em um só bloco. Algumas vezes, os dentes eram esculpidos em marfim e presos em base de ouro ou de prata. É provável que Tiradentes tenha realizado algum desses trabalhos, mas há pouca informação a respeito. É afastada a hipótese do uso de dentes de cadáveres, pois a religião católica não permitia a profanação dos mortos.
Tiradentes faleceu no dia 21 de abril de 1792

ODONTOLOGIA EM CRIANÇAS


DENTES DE LEITE

Os dentes de leite ou dentes decíduos são de suma importância, por isso devem ser tomados todos os cuidados referentes à sua higienização.As crianças possuem 20 dentes de leite. Apesar de serem dentes que caem para ceder lugar aos permanentes eles têm também a função de manter o espaço para  os permanentes nascerem na posição correta.
A perda dos dentes decíduos antes da época acarreta em perda também do espaço para o dente permanente...Se isso ocorrer deve ser consultado um dentista para a colocação de mantenedores em aparelhos indicados.

HIGIENIZAÇÃO

A higienização deve começar assim que os dentes de leite despontam na boca As mães devem usar uma escova de cerdas macias para escovar os dentes dos bebês antes de dormir.
A mamadeira noturna é uma das principais causas de cáries precoces nas crianças.
Quem se alimenta toda hora não permite que a saliva volte à normalidade de ph, tornando o ambiente bucal ideal para as bactérias existentes na boca produzirem mais ácidos que destroem os dentes Escovar os dentes a cada refeição é o ideal.
À medida que as crianças vão crescendo e escovam os dentes sozinhos, devem ser supervisionados pelos pais.
Já os dentes permanentes necessitam do fio dental para que sejam removidos os alimentos. A escovação antes de dormir deve ser caprichada para que os resíduos não causem estragos maiores, sabendo-se que à noite temos menos saliva do que o normal

FLUOR

O flúor é essencial para prevenção de cáries. No entanto quantidades excessivas no organismo podem fazer os dentes escurecerem, causando a fluorose.
 A aplicação em consultório será de 6 em 6 meses.

PERDA ACIDENTAL DO DENTE DE LEITE

É importante seguir determinadas instruções, quando por algum acidente o dente de leite é afetado ou até chega a sair do alvéolo por motivo acidental.
Lave-o delicadamente (sem esfregar), depois coloque-o no leite  ou em um pano umedecido com leite ou água. Marque uma consulta de emergência Se o dente for recolocado em até 30 mins após sua queda, há uma chance de 90% de recuperação.

APARELHOS REMOVÍVEIS(MÓVEIS)

A herança genética e alguns hábitos podem ser os causadores de alguma alteração no crescimento ósseo em determinada idade da criança.
A respiração bucal por exemplo, a falta de estímulo com a alimentação, amamentação,chupetas, hábitos de chupar dedos, por vezes atrapalham o correto posicionamento  dos dentes., fatores que interferem na oclusão.
Além do fator estético, outros fatores podem ser causados pelos dentes tortos: mastigação incorreta , assimetria facial, desgastes dentários, dificuldade respiratória, digestão deficiente, problemas de dicção e outros.
A ortodontia móvel estimula o crescimento ósseo natural, na idade ideal de tratamento, de 6 a 12 anos , conforme cada caso, após o que serão acompanhados pela ortodontia fixa que utilizam outro tipo de força, já em criança com a maioria de dentes permanentes erupcionados.

IDADE IDEAL PARA TRATAMENTO

Sendo constatada a maloclusão, será levado em conta o fato de que o paciente já tenha presentes os primeiros molares permanentes(que nascem aproximadamente aos 6 anos) e os 4 incisivos. È a idade em que podemos interferir e auxiliar para que o crescimento ósseo seja encaminhado para o equilíbrio.